sexta-feira, 19 de junho de 2009

** Paralelos entre Devaneio e Projeção Consciente **


Diferenciais:
1. Coincidência – Na condição de devaneio, a conscin sabe que está dentro ou coincidente com o corpo humano, no estado da vigília física ordinária. Na condição da projeção consciencial lúcida, a conscin sabe e sente que está fora do corpo humano ou descoincidente, podendo até ver o corpo denso à sua frente (fenômeno da bilocação).
2. Formas – Surgem substratos menos densos de origem física, tangíveis ou papáveis, como cenários da sucessão de imagens mentais. Na projeção consciente que se desenrola ainda em distritos físicos, e mesmo em certos ambientes extrafísicos troposféricos ou crosta-a-crosta, há tangibilização incontrovertível de formas físicas e extrafísicas, formas-pensamento ou morfopensenes muito mais densos.
3. Natureza – O devaneio é uma condição consciencial bem mais onírica do que projetiva. A própria consciência distingue a grande projeção consciencial lúcida, em todos os sentidos, dos estados conscienciais do sonho, do pesadelo e do devaneio.
4. Clarividência – As manifestações do devaneio se aproximam em parte das manifestações da clarividência viajora, porém esta apresenta enredos mais nítidos nas vivências e extrapolam a simples elaboração mental inconseqüente da consciência humana.

Ascensional – A condição de devaneio mostra-se tão diferente da condição da projeção consciencial que chega a constituir também um processo para a consciência se projetar a partir do corpo humano, denominado devaneio ascensional ou devaneio dirigido. Tal técnica se baseia no ato de a conscin, no estado da vigília física ordinária, se imaginar saindo do corpo humano e se elevando através do espaço, com a ajuda da respiração rítmica, após a preparação através do devaneio.


Bibliografia: Waldo Vieira – Projeciologia – Capítulo IV – Estados Alterados da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário